As mulheres empreendedoras e aquelas que buscam, pesquisam e se planejam para começar a prover a própria renda estão cada vez mais presentes e ativas na economia popular. Neste artigo, descobriremos novas ideias para empreender que podem transformar suas finanças e onde estabelecer o seu negócio.
Quando falamos de ideias para empreender, com certeza já pensamos no artesanato, como costura, peças de crochê, biscuit, entre outros. Entretanto, é importante expandirmos nossas possibilidades, pois é dessa forma que podemos até mesmo criar um novo produto ou serviço. Saber inovar dentro desse grande mercado competitivo em que vivemos é sempre uma ótima vantagem, se bem planejada.
Um ótimo exemplo incomum dentro desses estigmas, e que transformou a renda e a vida de diversas pessoas, foi o caso de Zica Assis, sócio-fundadora do Beleza Natural, um salão de beleza profissional para o cuidado de cabelos ondulados, cacheados e crespos. Zica e sua equipe desenvolveram uma fórmula única que possibilita hidratar e cuidar dos fios, na qual a cliente passa por uma triagem para ter os fios analisados e contar um pouco de sua história, além de receber o tratamento ideal para o seu tipo de cacho. O experimento e desenvolvimento da marca foram um sucesso, trazendo autoestima principalmente para meninas negras e de baixa renda, pouco assistidas na comunidade onde a fundadora vivia.
São exemplos assim que ultrapassam uma simples ideia de empreender e garantem o sucesso parcial do negócio, pois Zica sabia qual produto oferecer e onde fazer acontecer.
Outras ideias para empreender
Produção e venda de alimentos saudáveis
Prepare e venda refeições, lanches e sobremesas saudáveis, utilizando ingredientes frescos e naturais.
- Vantagens: Crescente demanda por alimentos saudáveis e rotina fitness com possibilidade de atender a um público específico.
Serviços de consultoria online
Em sites como LinkedIn ou por meio de um próprio portfólio, você pode compartilhar seu conhecimento e experiência em áreas como finanças, carreira, marketing ou desenvolvimento pessoal, oferecendo consultorias online para indivíduos e empresas.
- Vantagens: Baixo investimento inicial, flexibilidade de horários e possibilidade de alcançar clientes em todo o mundo.
Brechó online
Essa é uma ideia para empreender muito acessível onde é possível vender roupas, acessórios e outros itens usados em bom estado, através de uma plataforma online, por exemplo.
- Vantagens: Baixo investimento inicial, sustentabilidade e possibilidade de alcançar um público interessado em moda consciente.
Aulas particulares ou reforço escolar
Se você domina uma matéria, pode dar aulas para crianças e adolescentes que precisam melhorar na escola. Com a tecnologia atual, é possível marcar aulas online e flexibilizar horários, além de conseguir atender clientes de diversos lugares.
- Vantagens: Flexibilidade de horários, pode ser online ou presencial, investimento inicial quase zero.
Espaço de coworking comunitário
Você pode criar um espaço simples para freelancers e estudantes trabalharem juntos, com Wi-Fi, tomadas e um ambiente confortável. Pode ter pacotes de uso diário ou mensal.
- Vantagens: Resolve a falta de locais de estudo e trabalho, pode gerar renda recorrente. A procura por esse tipo de espaço sustentável e acessível é crescente.
Curso de tecnologia para idosos
Com a aceleração do desenvolvimento das novas tecnologias o número de idosos com baixa alfabetização digital é crescente. Esta, é uma ótima oportunidade para movimentar sua comunidade e garantir uma nova renda.
- Vantagens: Mercado em crescimento, necessidade real, pode ser feito com poucos recursos.
Essas, são apenas algumas ideias de geração de renda que você pode encontrar ligação com as necessidades da sua comunidade. Como bem sabemos, para iniciar um negócio é necessário entender a dor do cliente, ou seja, identificar a sua necessidade/procura.
Para entender melhor essa necessidade e planejar os próximos passos é importante fazermos uma análise chamada “Os 4 P ‘s do marketing” que nada mais é a identificação direta do que acerca a ida daquele produto ao mercado.
Passo 1: Identifique o Produto
A identificação do produto envolve fazer perguntas como “O que o cliente espera do meu produto?”, “Qual o seu nome e aparência?” e “Como ele será usado?”. A partir dessas reflexões, você poderá identificar por exemplo se a sua ideia condiz com a necessidade da realidade em que você está inserida.
Passo 2: Determine o Preço do Produto
É importante nesse passo identificar os custos e despesas, a fim de determinar o preço do produto no seu negócio. Verificar valores do mesmo produto no mercado pode ser uma alternativa.
Passo 3: Estabeleça a forma de Promoção do Produto
A forma de Promoção do Produto é como você vai disponibilizá-lo no mercado. “Onde vou anunciar esse produto?” e “Qual o melhor momento para promover esse produto?” são algumas perguntas essenciais para determinar o momento certo e forma certa de levar o produto até o público de uma forma assertiva e direta.
Passo 4: A Praça
A Praça, de forma resumida, é onde você vai disponibilizar seu produto/serviço, mas mais que isso, onde o cliente vai geralmente à procura quando sente a necessidade. Essa é uma análise também de concorrência e estratégia, oferecendo o produto não onde você quer colocar, mas sim, onde o cliente tem tendência a buscar.
Como a Análise dos 4 P’s Pode Impulsionar Seu Negócio e Aumentar o Lucro
Com essa estratégia de análise dos 4 P’s, é possível, portanto, ter uma visão mais direta do que se quer fazer, além de possibilitar que você “saia da caixinha” quando o assunto é atrair clientela e lucrar.
A base de um negócio, não é apenas comprar os materiais e deixar o destino entregar os resultados, e sim, pensar com delicadeza em cada vertente que envolve a ida daquele produto ao mercado e estabelecer de antemão uma projeção de como ele se desempenhará no local e dentro da sua comunidade.
Onde fazer acontecer se destrincha da concepção de apenas uma ação imediata, sendo necessária a avaliação mercadológica da ideia. Um produto, mesmo que excepcionalmente planejado, depende crucialmente do local onde ele será exposto, tornando assim, a ideia de empreendimento e onde fazer acontecer, fios entrelaçados e que dependem um do outro para dar certo, sendo a ideia a fonte do início promissor e o lugar o que vai manter o crescimento sustentável do negócio.
Agora que você conhece a importância de unir ideia e oportunidade, que tal dar o primeiro passo e transformar seu projeto em realidade? Assine nossa newsletter e nos siga no Facebook e no Instagram! Conheça mais!