Atrair clientes quando se está começando um negócio é, sem dúvidas, uma das etapas cruciais para que a ideia se desenvolva de forma sustentável e cresça no mercado. É necessário, portanto, criatividade e pensamento analítico para se desempenhar de forma ímpar com os recursos disponíveis. Vamos entender melhor as formas e conceitos por trás dessa atração de clientela?
No artigo anterior, falamos sobre ideias para empreender e analisamos que a criação de um produto ou serviço dentro do mercado precisa ser, acima de tudo, bem pensada. É nessa parte que deixamos de lado o equívoco ou gosto/pensamento próprio. O produto sempre vai ser direcionado, pensado, avaliado e projetado para o cliente, para que efetivamente gere retorno. Nessa fase de atração, com as novas tecnologias que vão se desdobrando cada vez mais, é necessário que a empreendedora busque formas acessíveis, mas inteligentes, criando uma ligação coerente do seu produto com a Praça.
Segundo pesquisas do SEBRAE, o número de empreendedores com pequenos negócios aumenta ano após ano. Mas não é só isso que está evoluindo: as receitas dessas empresas continuam aumentando, e isso se deve principalmente ao alcance das plataformas sociais também!
A rotina de uma empreendedora é buscar conhecimentos variados para adaptar seu negócio aos locais onde seus clientes estão presentes. Então, nada melhor do que investir nas redes sociais, não?
As dicas de hoje serão pautadas nesse viés, construindo uma concepção de que atrair clientes para o seu próprio negócio é se fazer presente onde eles estão. Conversar com possíveis clientes, ser atenciosa e acolher os feedbacks construtivos — mesmo que difíceis de aceitar — é peça fundamental para que um negócio se construa de mãos dadas com o cliente. Afinal, você não quer que ele solte essa mão nunca! Essa é a famosa fidelização, onde, por meio de uma boa troca com o cliente, é possível tê-lo consigo por anos e anos.
Conheça seu cliente
Conhecer o seu cliente é crucial para identificar onde alocar seus investimentos em divulgação. Faça perguntas como: “Qual é o meu cliente ideal?”, “O que ele poderia gostar?” e “O que ele poderia não gostar tanto?”. Questionamentos como esses nos levam a identificar o perfil que busca o produto e se tornam peça fundamental no desenvolvimento de estratégias de alcance, além de promover ações pensando nessa identidade. O marketing, portanto, se torna mais certeiro e objetivo, concentrando seus esforços no lugar certo.
Produzir Conteúdo
O ato de produzir conteúdo nas plataformas digitais como forma de ampliar o engajamento do seu produto/serviço é a peça-chave do alcance. Quando visitamos uma loja ou procuramos um produto nas redes sociais que gostaríamos de comprar, é frustrante quando nos deparamos com uma loja que não promove seus produtos, não é verdade? O cliente tem sede de conhecer, saber mais sobre o que vai comprar e avaliar se vale a pena ou não, por meio de outros feedbacks. A empreendedora, sendo assim, se torna quase que uma influencer nas redes sociais, pois, no sentido literal da palavra, ela está ali para não só promover, mas influenciar o cliente a comprar seu produto — seja por meio de dinâmicas de vídeos, as famosas “trends”, ou por fotos bem elaboradas para chamar a atenção de quem vê.
É interessante, portanto, apostar nas redes sociais para divulgação do seu negócio, sempre caprichando na criatividade e planejando também cada publicação. Atente-se à iluminação, composição de objetos na foto, qualidade da imagem, visualização do produto e… mão na massa!
Interligue suas redes
Criar uma ligação entre suas redes sociais é uma ótima estratégia para alcançar diversas pessoas e levá-las aonde você quer que elas estejam engajando. Colocar seu perfil principal em plataformas de vídeo, redes sociais e, principalmente, nas de vídeos curtos pode expandir consideravelmente o conhecimento sobre o seu produto. Isso faz com que as pessoas percebam que você está em todos os lugares, gerando fama e reconhecimento.
É claro, não é necessário um alto investimento para engajar seu produto, e sim apostar em criatividade, estratégia e clareza.
Comece a reparar nos grandes influenciadores e como eles interligam diversas plataformas, como YouTube, Instagram e TikTok. A maioria deles aposta nos vídeos curtos e nos famosos stories com links das outras plataformas, onde o clique rápido é constante.
Use palavras-chave
Nas redes sociais, não prevalece o melhor produto, e sim o mais procurado. Sendo assim, o produto mais procurado é ligado por palavras-chave que levam até aquele produto. Nessa dica, use palavras-chave em posts de divulgação nas plataformas digitais e, em pouco tempo, veja a mágica acontecendo. Pessoas irão até você sem que seja necessário, necessariamente, que você otimize o post, pois a própria internet vai levá-las até você.
No mundo do marketing de conteúdo, chamamos de SEO (Search Engine Optimization, que significa Otimização para Motores de Busca) essa prática de fazer com que um conteúdo apareça nas primeiras posições quando alguém faz uma busca na internet. É um recurso valioso para quem está começando um negócio, por ser orgânico — não necessitando de investimentos e anúncios para alcançar um determinado público.
Um exemplo: Se você vende bolo no pote e escreve no seu Instagram:
“Bolos caseiros com sabor de infância”, isso é interessante.
Mas se você escrever:
“Bolo no pote em Madureira com entrega rápida”, você está usando SEO, porque as pessoas costumam buscar isso no Google ou no Instagram.
Aprenda com pessoas do mercado
Uma forma construtiva de alavancar seu negócio é entender a forma como outras pessoas engajam seus produtos, serviços e atividades nas redes sociais, principalmente a forma natural como falam e interagem com o cliente em potencial. A descontração e a promoção criativa, demonstrando como o cliente pode utilizar aquele produto no seu dia a dia, criam proximidade e um pensamento de “eu poderia precisar disso porque melhoraria isso na minha vida”, fugindo da ideia de que as pessoas só compram por necessidade.
Uma boa estratégia é pensar que você está apresentando um produto para uma amiga ou um amigo e, de forma descontraída, pode fazer com que seu público também queira aquele produto.
O perfil da empreendedora brasileira atualmente é, portanto, de uma verdadeira “marketeira”, que é como chamamos as profissionais dedicadas em marketing e formadas na área, nos trazendo a perspectiva da importância desses profissionais no mercado brasileiro, impulsionando cada vez mais a economia nos últimos tempos e entregando um talento ímpar na sociedade.
Mas se você quer continuar aprendendo formas simples, criativas e acessíveis de atrair mais clientes para o seu negócio, assine nossa newsletter e nos siga no Facebook e no Instagram! Estamos ao seu lado nessa jornada. Conheça mais e siga com a gente!