Metodologias Ágeis: Como tornar Meu Negócio Mais Claro e Objetivo

Mulher trabalhando em metodologias ágeis com post it em casa

No mundo da administração de empresas e, principalmente quando falamos da abertura de um negócio empreendedor, as metodologias ágeis entram como protagonistas base de um projeto, no qual cada objetivo, missão diária e projeção de resultados se tornam mais claros e, consequentemente, mais objetivos. Faz-se necessário que a mulher empreendedora tenha não somente um instinto de organização, mas que saiba utilizar as ferramentas certas para estruturar o seu negócio.

No artigo anterior, conhecemos formas de atrair clientes para o seu negócio por meio de estratégias acessíveis, assim como as metodologias ágeis, que não precisam de muita elaboração para se tornarem úteis, o que faz com que o processo de planejamento da rotina seja certeiro e rápido, focando o tempo para as demandas importantes do dia.

O que são e como surgiram as metodologias ágeis

As Metodologias ágeis surgiram inicialmente de um viés tecnológico, principalmente na parte de desenvolvimento de projetos em conjunto, focando nos processos que realmente são necessários, minimizando desperdício de tempo e estimulando o feedback ou retorno constante, para que o processo seja melhorado e/ou ajustado cada vez mais. Ou seja, o resultado vem constantemente na prática, o que se perpetua muito bem na rotina empreendedora, diante de “pouco tempo e mais execução”. As metodologias ágeis, portanto, podem ser aliadas poderosas no processo de planejamento e rotina empreendedora, por se tratarem de estratégias sustentáveis onde, com poucos recursos, não se pode perder tempo nem dinheiro com planos que não funcionam.

Principais exemplos de metodologias ágeis e como funcionam

As principais metodologias ágeis são: Kanban, Lean, Scrum e SMART e, ao longo desse artigo, iremos destrinchar as capacidades dessas pequenas ferramentas que são capazes de estruturar de forma única um planejamento.

Mulher trabalhando em metodologias ágeis com post it em casa

KANBAN

A Metodologia de origem japonesa tem sua funcionalidade de forma muito mais simples do que se imagina e prática de ser adaptada em uma rotina de empreendedorismo. Podemos utilizar “post-its” para estabelecer a ordem das atividades ou utilizar o sistema do Trello, um aplicativo onde é possível organizar as demandas em etapas da mesma forma que o Kanban. Essa metodologia consegue trazer a sensação de alívio e foco, o que auxilia no cumprimento da atividade, sendo feito da seguinte forma:

  1. Cria-se um espaço onde pode ser bem visualizado as etapas, como um quadro, mural ou um cartaz.
  2. É dividido em três colunas, onde a primeira parte tem o título de “A fazer”, a do meio “Fazendo” e a última coluna “Feito” – essa seria uma tradução do inglês “To do, Doing e Done”, com o mesmo objetivo.
  3. Adicione as atividades na primeira coluna e vá passando de coluna ou organizando os post-its nas partes de progresso em que a demanda se encontra.

Um exemplo seria: 

  • A fazer: Comprar ovos, barra de chocolate e farinha de trigo
  • Fazendo: Bolo de chocolate
  • Feito: Entreguei o bolo à cliente B.

Vemos que é possível acompanhar o andamento das atividades, checar se elas foram devidamente concluídas e delegar tarefas com a exposição do Kanban.

LEAN ou LEAN THINKING

A Metodologia Lean é ótima para quem quer executar tarefas tendo poucos recursos e evitando desperdícios fazendo, basicamente, o melhor com o pouco que se tem. É uma metodologia enxuta e que nos faz perguntar “eu preciso realmente disso?”. Caso você seja uma pessoa que acaba investindo demais em recursos ou tempo, se desfocando do que é realmente necessário para aquele projeto, o pensamento Lean pode ser uma ótima metodologia para se adotar.

Você pode adotar a metodologia seguindo esses princípios:

  • Entender o que o seu cliente realmente valoriza — e não o que você acha que é bom.
  • Identificar o caminho que o produto percorre até as mãos do cliente, verificando e ajustando pontos onde há desperdício ou pouca necessidade.
  • Determinar que esse processo deve ter um fluxo contínuo e limpo.
  • Estabelecer demanda = produção, ou seja, produzir somente a quantidade que geralmente vende.
  • Melhoria desse processo de forma contínua.

SCRUM

A Metodologia SCRUM é indicada para projetos em que se pode dividir em “sprints” ou, de uma forma mais simples, dividir em etapas mais curtas para que se feche um projeto. É nessa metodologia que podemos ajustar melhor o planejamento, dividindo objetivos em partes a serem executadas. É ideal para quem está amadurecendo uma ideia aos poucos e sem se perder pelo caminho. O SCRUM também tira aquele sentimento de estar sobrecarregada, até porque, temos pautado o que fazer e em que ordem.     

Um exemplo seria: 

Juliana quer lançar uma nova linha de marmitas saudáveis, mas não sabe por onde começar.

Ela então aplica o Scrum da seguinte forma:

  • Define o objetivo do mês: “Criar 2 marmitas novas e vender 15 unidades cada”.
  • Divide o projeto em 2 sprints de 2 semanas.
  • Semana 1: Testar receitas e tirar fotos bem elaboradas.
  • Semana 2: Divulgar nas redes sociais, vender e entregar.

Com esse exemplo, conseguimos perceber que Juliana estabeleceu um objetivo de teste no seu negócio e dividiu não só em camadas, mas em subcamadas de execução, focando no que realmente precisa ser feito.

SMART

A Metodologia SMART consegue centralizar objetivos, estabelecendo de forma fixa e mensurável o que se quer alcançar. Ou seja, vontades que geralmente ainda estão soltas na cabeça, podem ser mensuradas de uma forma mais clara. A Metodologia SMART segue princípios conforme suas letras, onde: 

S (Específica) – O que exatamente você quer?

M (Mensurável) – Dá pra medir em números?

A (Atingível) – É realista?

R (Relevante) – Faz sentido pra você agora?

T (Temporal) – Tem prazo?

Um exemplo combinando todas essas informações seria: 

Marta, que faz bijuterias, tinha como meta “aumentar a renda”. Com o método SMART, ela ajustou para:
 

“Vender 30 pares de brincos até o final do mês para lucrar R$300 e pagar o gás.”

Ou seja, Cíntia conseguiu ver de forma mais clara a sua tarefa e para que ela será destinada.

Essas metodologias podem parecer “coisa de empresa grande” ou de uma pequena empresa, mas são ferramentas poderosas para mulheres empreendedoras que querem crescer no mercado, com seus recursos estabelecidos e de forma objetiva.

São métodos que não necessitam de tecnologia, grandes recursos ou investimento, apenas com uma caneta e um papel é possível fazer seus objetivos entrem em um planejamento com vontade de ir para a prática, sendo não só um sistema mas um impulsionamento. Mas se você quer continuar sendo impulsionada com nossas dicas e metodologias para empreender de forma ímpar, assine nossa newsletter e nos siga no Facebook e no Instagram! Conheça mais!

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