Soft Skills são habilidades técnicas e comportamentais ligadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, são competências que independem de certificações como ocorrem com as Hard Skills que são adquiridas com cursos de graduação e capacitações profissionalizantes, por exemplo.
O autoconhecimento é essencial para que as mulheres empreendedoras desempenhem com êxito o seu papel como profissional dos negócios.
Por isso, desenvolver as Soft Skills é um primeiro passo para assumir uma posição de empreendedora, antes mesmo de ingressar na graduação ou pós-graduação, tais habilidades são adquiridas com dedicação ao longo do tempo e são muito importantes para o seu negócio.
Veja quais as principais Soft Skills para uma empreendedora de sucesso:
1. Liderança
Significa atuar através de uma postura de autoridade, ser alguém que transmite confiança e consegue gerir situações e pessoas de modo a atingir um resultado, influenciar e motivar pessoas.
Rachel Maia, ex-CFO e CEO da Tiffany & Co e Pandora, mulher negra e executiva que ocupa 0,04 dos cargos de presidência do país, ilustra uma visão de líder inspiradora, conforme entrevista para a Amcham Brasil.
“A minha posição é o topo, eu vou continuar galgando pelas melhores posições e me preparando para tal, esse topo para gerar inclusão e transformação sem sombra de dúvida. Conhecimento é poder, mas nós precisamos de representatividade da diversidade também no topo (…) Eu estou aqui porque eu me qualifiquei, eu me aprimorei e mostrei porque eu estou aqui….”
2. Resiliência
É o ato de lidar com inteligência emocional e persistência diante de situações desafiadoras.
“Pra mim aprender na dificuldade fez toda a diferença e não desistir com elas (…)” – Rachel Maia
3. Inteligência Emocional
Gerir as próprias emoções é uma virtude elementar para quem deseja atuar em qualquer campo profissional, por isso reconhecer e saber lidar com as próprias emoções é essencial para agir com resiliência diante dos desafios de empreender.
4. Gestão de Tempo
Ligada a capacidade de otimização de tempo e produtividade qualitativa, é uma das soft skills mais valorizadas no mundo dos negócios, gerir tempo é saber estabelecer metas em prazos definidos e conferir graus de prioridade a cada tarefa.
5. Trabalho em Equipe
Saber lidar com pessoas é uma das potencialidades mais marcantes no mundo do trabalho, quando bem definidas as funções e divisão de tarefas, torna-se um dos grandes pilares para unir forças, habilidades e competências para atingir os objetivos da empresa.
6. Criatividade
Empreender está diretamente associado com a capacidade de criar com originalidade, pois confere inovação ao seu serviço ou produto.
7. Capacidade de Negociação
Concomitante com a habilidade de comunicação assertiva, diz respeito a confiança que você passa ao cliente, a capacidade de influenciar, persuadir pessoas e estabelecer relações, sociedades e atingir lucros almejados.