O sonho de ter a própria loja, o próprio espaço, a própria marca… A mulher empreendedora, como vimos no último artigo, possui sonhos que ultrapassam limitações, e é isso que a torna tão forte. Parabenizamos todas as mulheres que têm essa mesma vontade e determinação para conquistar, com o próprio esforço, algo para chamar de seu e mudar a própria vida. E para ajudar, no artigo de hoje, falaremos sobre como alcançar esse objetivo, mas com conhecimento, técnicas e estratégias, e, é claro, de forma gratuita!
Analisando as oportunidades…
Nos últimos meses, a oferta para cursos de qualificação, principalmente para micro e pequenas empreendedoras, tem crescido. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, as campanhas de cursos gratuitos nos nichos de estética, gestão de negócios e artesanato impulsionam os sonhos das empreendedoras cariocas, gerando renda para mulheres de baixa renda e movimentando a economia da segunda maior metrópole brasileira. Já no Espírito Santo, na última semana, cerca de 2 mil vagas para cursos na área de tecnologia foram ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), educando tecnologicamente mulheres que querem, por exemplo, desenvolver o próprio site ou gerir as próprias finanças.
Mais que uma qualificação
Vemos, com essas notícias incríveis, o engajamento e mudanças na perspectiva da sociedade diante de mulheres que querem criar seu próprio rendimento, além de possibilitar que muitas delas se tornem independentes, salvando-as de situações como a dependência financeira, abusos morais e psicológicos, submissão, medo de não conseguir prover sustento para si ou para dependentes e da dificuldade de romper com esses ciclos.
Os cursos de qualificação profissional vão além da geração de renda, integrando a mulher socialmente, promovendo dignidade, reconhecimento e fortalecendo a autonomia feminina. Eles impulsionam mulheres e devolvem esperança em diferentes contextos, especialmente àquelas que vivem diariamente em vulnerabilidade social e financeira.
Eles chegaram para somar! Finalmente, temos tantas oportunidades e incentivos voltadas para nós, além de apoio, palavra essencial e que é capaz de mudar vidas. Sendo assim, nada melhor que aproveitar esse momento e mergulhar de cabeça nos novos aprendizados.
Mas por onde começar?
Vamos para algumas dicas que você pode começar a aplicar para ficar por dentro das oportunidades e aproveitar tudo o que elas podem oferecer:
Passo 1: Siga os perfis certos nas redes sociais
Órgãos públicos e governamentais publicam semanalmente informações e alertas de oportunidades, não só de cursos, mas de concursos e vagas de emprego, por exemplo. Para não perder nenhuma nova oportunidade, siga os principais perfis da sua cidade e pesquise também por ONG´s, universidades e entidades privadas educacionais que podem oferecer cursos de capacitação, serviços de assistência e até bolsas de estudo gratuitas.
Passo 2: Organize suas prioridades
As inúmeras ofertas também podem servir de distração para o seu real objetivo. Crie um planejamento e priorize os cursos que você mais precisa fazer para se qualificar na área escolhida, como uma trilha do conhecimento. Isso evitará que você perca tempo com cursos de outros nichos ou que não tenha tanta necessidade no momento. Apontar na direção certa e ter paciência para cada etapa nesse processo é essencial, afinal, “time is money, girl!”.
Passo 3: Fique atenta a propagandas enganosas
Infelizmente, com a alta demanda de cursos de qualificação, crescem também as propagandas falsas de cursos gratuitos. Se preciso, peça ajuda para colegas e outros profissionais sobre a veracidade das informações, se a organização existe, possui recomendações, e desconfie de frases de promessas sem fundamento. Geralmente, os melhores perfis confiáveis são os de órgãos governamentais.
Passo 4: Não tenha medo de errar
Lembre-se que começar um curso é para aprender, e a lógica de já saber tudo para conseguir prestígio só leva a limitações de aprendizado. O bom, é ir de mente aberta, preparada para ouvir, trocar experiências e cultivar o conhecimento. Os desafios sempre vão nos moldar mais que os acertos.
Passo 5: Aproveite ao máximo
No período do curso, aproveite não somente os conteúdos e aprendizados, mas utilize seu tempo com outros colegas e profissionais para criar redes de contato, sejam online ou presenciais. Grupos, mentorias e workshops são essenciais para ampliar as visões de mercado e colher conhecimento de outros profissionais mais experientes.
Com isso…
Finalizamos por aqui mais um artigo repleto de dicas importantíssimas para ser uma empreendedora ativa no mercado e informada de tudo o que acontece ao seu redor para, assim, usar de combustível no próprio negócio. Mas para receber outras dicas em primeira mão e realmente aprender a como impulsionar cada vez mais esse sonho, assine nossa newsletter e nos siga no Facebook e no Instagram! Conheça mais!