Pesquisa de mercado: O alvo do sucesso

Mulher analisando gráficos durante reunião, representando a importância da pesquisa de mercado para pequenos negócios na tomada de decisões estratégicas.

Ao começar qualquer negócio ou até mesmo incluir um novo produto/serviço numa empresa que já funciona no mercado, um dos principais desafios é compreender o público-alvo e se haverá uma boa procura mediante ao que deseja ofertar. Porém, antes de dar um primeiro passo, uma das ferramentas de importância para avaliar a viabilidade de determinado nicho de negócio ou novo produto/serviço, seria a pesquisa de mercado.

Mas como iniciar?

Realizar uma pesquisa de mercado para pequenos negócios exige planejamento. Primeiramente, é preciso definir qual será o objetivo da pesquisa, o que irá depender da fase de cada empreendimento. Assim como um planejamento financeiro, por exemplo, a pesquisa de mercado também possui fases de estruturação, o que torna mais fácil a sua execução.

A seguir, temos um exemplo simples de estruturação de uma pesquisa de mercado:

1. Estabelecer qual será o objetivo

Independente da fase do negócio, é preciso compreender qual será o objetivo da pesquisa ou melhor, o que se deseja colocar para fora do papel.

Exemplos práticos:

Objetivo 01: abrir um negócio de aplicação de cílios em domicílio (em caso de iniciar do zero).

Objetivo 02: agregar micropigmentação de sobrancelhas (já tem um negócio ativo e desejar incluir mais um tipo de serviço).

A partir da definição do objetivo principal, o segundo passo será a formulação de perguntas específicas para melhor conhecer o público-alvo, bem como medir o interesse deste conforme o que deseja ofertar.

2. Definindo perguntas para a pesquisa

A elaboração de perguntas é essencial em uma pesquisa de mercado para pequenos negócios, pois permite entender o comportamento do consumidor e a aceitação da ideia.

É importante compreender as preferências do público-alvo e a previsão de custos e ganhos futuros. Por isso, o ideal é estruturar perguntas chaves para se obter uma melhor visão estratégica em torno do negócio.

Alguns exemplos de pergunta de acordo com cada objetivo:

Perguntas objetivo 01: abrir um negócio de aplicação de cílios em domicílio

– Você faz uso de cílios postiços há quanto tempo? (optativas:  menos de 01 ano, entre 01 e 02 anos, mais de 02 anos, nunca fiz)

– Se não faz, já pensou em usar?  (optativas: sim, não, talvez).

– De quanto em quanto tempo realiza manutenção? (optativas: em torno de 15 dias, a partir de 30 dias, mais de 30 dias).

– Qual a faixa de preço que costuma pagar para a aplicação? (conferir a faixa dos concorrentes e selecionar opções).

– Qual a faixa de preço que costuma pagar para a manutenção (conferir a faixa dos concorrentes e selecionar opções).

– Qual a região que reside? (selecionar as regiões que deseja atender e posteriormente, analisar se será cobrada taxa de deslocamento).

– O quanto seria importante um atendimento em domicílio (indiferente, bom, excelente).

– Qual modelo de cílios costuma aplicar com maior frequência (selecionar os estilos que pretende atender).

Perguntas objetivo 02: agregar micropigmentação de sobrancelhas (já possui um negócio ativo)

Para esse exemplo, é possível utilizar as mesmas perguntas do objetivo 01, fazendo apenas pequenos ajustes, como conferir a faixa de valores dos concorrentes desse serviço em específico para entender o quanto o público-alvo estará disposto a pagar.

Sugestões de perguntas adicionais

No exemplo que estamos abordando, trata-se de um negócio direcionado com maior proporção para o público feminino, porém, mesmo sendo uma informação conhecida, é possível seguir um roteiro tradicional e incluir perguntas demográficas ou abertas para se obter maiores detalhes sobre tal público. Exemplo:

– Faixa etária, gênero etc.

– Pergunta aberta para comentário: Já contratou um serviço de cílios ou micropigmentação de sobrancelhas e não obteve o resultado esperado? Se sim, pode explicar sem mencionar o lugar que fez?

– Pergunta aberta para comentário: Como espera que seja um atendimento em domicílio?

Outro ponto importante é prezar por perguntas não invasivas e na sua maior parte sendo optativas, que não fujam do objetivo da pesquisa e do nicho de atuação do negócio.

3. Metodologia da pesquisa

Como será feita a pesquisa?

Tipos: quantitativa (apenas perguntas fechadas com opções de respostas), qualitativa (apenas com perguntas abertas com respostas por comentários) ou mista (perguntas fechadas e abertas).

Forma de aplicação: online (redes sociais, e-mail, whatsapp), presencial, telefone.

Instrumento: formulário físico (papel), formulário digital, roteiro de entrevista (podendo ser gravado).

Seguindo a linha do nosso exemplo, o tipo de pesquisa indicada seria a mista com aplicação online (redes sociais) e utilizando um formulário digital.

4. Amostragem e coleta de dados

A amostragem consiste em definir quantas pessoas aproximadamente devem responder ao questionário. Já referente a coleta de dados, refere-se a qual será o tempo de aplicação da pesquisa, seja por semanas ou meses.

5. Analisar dados

Ao finalizar o período da pesquisa, será possível visualizar os resultados e com isso estruturar a execução do objetivo desejado. Geralmente os questionários virtuais possuem uma visualização por gráficos para cada pergunta, além do percentual para cada resposta computada. Para uma melhor segurança e não correr o risco de perder os resultados, uma sugestão é transferir esses dados para uma planilha ou anotar detalhadamente tudo.

6. Recomendações para uma melhor interpretação dos dados

Será que a pesquisa finaliza de fato após obter os resultados? Para muitos, a obtenção dos resultados já se torna o suficiente para tirar do papel o objetivo principal, todavia, é relevante fazer os seguintes questionamentos a si mesmo (quem está aplicando):

– Existem sugestões de melhoria que seja possível aplicar no negócio?

– Vale a pena lançar o novo serviço de imediato?

– Como posso gerar um diferencial para o meu serviço?

Ao responder estas perguntas, você poderá incluí-las como meta para futuras ações e cada vez mais melhorar o seu negócio.

7. Sugestões de ferramentas de pesquisa

Sem dúvidas, as pesquisas virtuais por meio de formulários facilitam o atingimento de um maior público, com menor tempo de aplicação e encaminhamento por diversos canais ao mesmo tempo (Instagram, WhatsApp, e-mail).

A seguir, temos algumas sugestões de plataformas para estruturar um formulário online:

Google Forms: gratuito, ideal para pesquisas simples, exporta dados direto para o Google Sheets e possibilita personalizar questões, alternando entre perguntas com alternativas ou abertas com comentários curtos ou longos.

Typeform: visual moderno, integra com outras ferramentas (Excel, Notion e Slack), plano gratuito possui limite de respostas.

SurveyMonkey: ideal para pesquisas profissionais ou acadêmicas, ferramentas avançadas de análise e com modelos prontos para diferentes pesquisas. Possui limite de perguntas gratuitas.

Microsoft Forms: alternativa semelhante ao Google Forms (caso não possua conta Gmail para criar), visual simples, interface com Excel e fácil análise de dados.

Em todas as sugestões, é possível gerar um link que direciona para a plataforma e compartilhar nos canais que deseja (WhatsApp, Instagram, Facebook etc.).

8. Dicas Finais

Para finalizar o artigo de hoje, uma dica importante é ter em mente que nem sempre uma pergunta terá a “resposta” esperada por quem aplica a pesquisa de mercado, visto que irá se tratar da opinião real de pessoas que possivelmente se tornarão clientes e com isso, vale analisar o que for coletado para oferecer a melhor experiência possível. Por fim, repetir uma pesquisa de mercado para pequenos negócios em diferentes fases pode ser essencial para acompanhar mudanças no perfil do cliente e no mercado, caso deseje expandir os negócios, pois as necessidades e tendências mudam conforme o tempo e é sempre recomendado estar atualizado frente às mudanças.

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