Você lembra qual foi o primeiro áudio ou vídeo viral que você ouviu ou assistiu? Se você tem uma conta em redes sociais como Instagram ou TikTok, imagino que já tenha visto muita gente falando de um mesmo assunto ou usando um mesmo áudio em vídeos diferentes, isto é, seguindo uma mesma trend.
Traduzindo para a língua portuguesa, “Trend” significa “tendência”. Sob a perspectiva das redes sociais, é algo que está “em alta”, que ganha popularidade rapidamente e é amplamente utilizado pelos usuários de determinada rede. Por exemplo, enquanto escrevo esse texto, em julho de 2025, a internet está voltada ao “morango do amor”. Trata-se de um tipo de doce. Um morango coberto por um tipo de brigadeiro e depois coberto por uma calda de açúcar cristalizado — alô, confeiteiras!
Lembra do Marketing Emocional? Nesse momento, as pessoas são despertadas para conexão afetiva com suas histórias e com seus pares, o docinho que ela merece, que pode presentear a pessoa amada e sem contar que, se todo mundo provou e gostou, ela é que não vai ficar de fora.
As tendências podem ser potentes ferramentas. O morango, agora, não é só “do amor”, ele também pode vir adicionado com sabores especiais de recheio ou de calda. Chocolate, côco, maracujá, vegano, fit… as possibilidades são muitas. O morango virou símbolo de afeto, desejo e tendência. Quem vende esse doce e soube aproveitar o momento, ganhou visibilidade, clientes e até matéria na mídia. Esse é o poder de uma trend bem aproveitada Mas, você se lembra qual era a trend que bombava na mesma época, no ano passado? Para ser sincera, eu não. Hoje, o que viraliza muda em um piscar de olhos. O que funciona hoje, pode não funcionar amanhã. Esse é um dos desafios. Acompanhar a avalanche de informações e escolher o que faz sentido para você.
Implementar o uso das tendências em sua estratégia de marketing pode ser uma técnica poderosa. Isso porque ampliam a chance de ser vista por mais pessoas, sem precisar investir em anúncios pagos. Isso pode gerar mais visitas ao seu perfil, curtidas, mensagens e — o que a gente quer — vendas. A Joana, que vende bolos caseiros no bairro dela, começou a usar um áudio divertido para mostrar seus bastidores. Em uma semana, o vídeo passou das 3 mil visualizações e ela ganhou quatro novas encomendas.
Mas, atenção: nem toda Trend serve para o seu negócio. É preciso filtrar e ver o que melhor se adapta, o que não foge do seu propósito e que comunica bem com o seu público. Para encontrar as trends, você pode:
- Acessar as abas “descobrir” no TikTok e Reels do Instagram
- Pesquisar em contas que falam sobre marketing digital acessível (ex: @pretahub, @ocanaldaempreendedora)
- Acessar aplicativos como TrendTok e CapCut
Tá difícil começar? A gente te ajuda!
Sabemos que nem todos têm as mesmas vinte e quatro horas e os mesmos recursos, por isso, alguns desafios podem se apresentar no caminho.
- Não saber por onde começar
Você pode começar aos poucos, com paciência consigo mesma. Que tal repostar um vídeo viral comentando algo sobre ele? Ou ainda fazer um story com uma trend de áudio e uma frase inspiradora. Criar um carrossel com prints de vídeos em alta e perguntar: “qual combina com meu negócio?” também vale para encontrar o que funciona para o seu negócio.
- Falta de tempo
Para superar esse obstáculo, você precisará olhar para sua própria rotina. O intuito não é sobrecarregar, mas adaptar a sua disponibilidade de tempo para implementar uma estratégia e atrair mais clientes.
- Vergonha de gravar
Nem só de dancinhas vivem as trends. Você pode usar áudios virais, mostrar apenas o seu produto ou serviço e ainda se destacar. Tente se expor a gravar vídeos em que você apareça também, mesmo que inicialmente não publique. Peça a opinião de pessoas de sua confiança, com o tempo e a experiência, fica mais fácil.
- Medo do julgamento
“E se rirem do meu vídeo?”
Esse medo é muito comum. Mas lembre-se: todo mundo começa de algum lugar. Você pode publicar para poucas pessoas, pedir opiniões de quem confia e lembrar que errar faz parte do processo de crescimento.
- Habilidade em edição
O Youtube está repleto de vídeos ensinando a editar vídeos. A Escola Virtual do Governo oferece curso gratuito em edição com o celular e ainda nos próprios aplicativos como o Capcut, você pode aprender de maneira intuitiva (testando e aprendendo).
Para adaptar a trend para o seu negócio
- Use o áudio da trend, mas fale do seu produto
Por exemplo, com um áudio sobre “coisas que todo ama” você pode produzir um vídeo sobre “coisas que todo mundo ama na decoração de eventos” ou “todo mundo ama na minha marmita fitness.”
- Faça transições simples com antes/depois do seu serviço
Por exemplo, se você for costureira, mostre a peça antes do reparo e depois a peça já reparada. Se você for manicure (e a cliente aceitar participar), o antes e depois das unhas.
- Use hashtags estratégicas (#mulheresempreendedoras, #negóciolocal, #feitoàmão)
Vale pesquisar a hashtag antes e verificar o alcance dela (se é muito usada, se é muito seguida).
Atividade prática
Que tal começar agora – ou planejar um tempinho para isso?
- Escolha um áudio viral – que tenha a ver com o seu negócio
- Pense: quais são os elementos mais importantes e como posso adaptar para o meu negócio? Então, faça um pequeno roteiro para te nortear. Quanto mais autêntico, melhor.
- Grave. Sem muitos julgamentos, ok? Esse é só um teste para você se acostumar com a ideia.
- Edite com apps gratuitos como Capcut e Inshoot e dicas que você encontra na internet também gratuitamente.
- Mostre para 5 pessoas da sua confiança e peça feedback. Se for da sua vontade, publique e marque o Projeto Sebastianas, vamos amar ver você dando mais um passo no seu negócio.
Toda empreendedora tem uma história única. E quando você aparece, quando sua marca se mostra, quando sua voz entra em sintonia com o que está em alta, novas conexões acontecem. Lembre-se: você não precisa ser perfeita, só precisa começar. E a gente do Sebastianas está aqui para te apoiar nesse caminho.
Você, empreendedora, já participou de alguma trend? Compartilha conosco! Estamos no Instagram e Facebook com conteúdos fresquinhos toda semana. Você também pode receber nosso conteúdo por e-mail, assinando a Newsletter.